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10 regras essenciais para diminuir o rítmo e aproveitar melhor a vida

Posted on: 20/06/2009


Hoje eu iria postar a continucação do artigo “Logos decentes Lógo” mas navegando na internet mais exatamente no enconte sitewww.dpalm.com.br encontrei um post tque me deixou sem palavras, segue o post


É uma ironia das nossas vidas modernas, enquanto a tecnologia está continuamente sendo inventada para melhor aproveitar o tempo, usamos esse tempo para fazer mais e mais coisas e, por isso, nossas vidas estão passando mais rápidas e agitadas do que nunca.


A vida se move num ritmo tão rápido que parece que passa por nós antes mesmo do que possamos realmente desfrutar dela.

No entanto, não tem que ser desta maneira. Vamos nos rebelar contra essa vida agitada e diminuir o ritmo para aproveitar melhor a vida.

Um ritmo mais lento faz você desfrutar de suas manhãs em vez de correr direto para o trabalho, freneticamente. Isso significa ter tempo de aproveitar o que você está fazendo, apreciar o exterior, focar em quem você está conversando ou passar o tempo com ela em vez de estar sempre conectado a um Blackberry, iPhone ou laptop passando tarefas e e-mails. Significa ter uma única tarefa em vez de ter várias e não se concentrar em nenhuma delas.

Diminuir o ritmo é uma escolha consciente, e nem sempre fácil, mas isso leva a uma qualidade de vida e um nível maior de felicidade.

Veja como fazer isso.


  1. Faça menos. É difícil diminuir o ritmo quando você está tentando fazer um milhão de coisas. Em vez disso, faça a escolha consciente de fazer menos. Foque sobre o que é realmente importante, o que realmente precisa ser feito e solte o resto. Coloque espaço entre tarefas e compromissos, de modo que você possa viver com um estilo mais devagar.

  2. Seja presente. Apenas diminuir o ritmo não é suficiente – você precisa estar consciente do que está fazendo no momento. Isso significa que, quando encontrar algo que você precisa pensar no que fazer, algo que já aconteceu, ou algo que possa acontecer … suavemente volte para o momento presente. Foque sobre o que está acontecendo agora. Em suas ações, no seu ambiente, sobre os outros ao seu redor. Isso requer prática, mas é essencial.

  3. Desconecte-se. Não fique sempre conectado. Coloque seu celular no silencioso. Melhor ainda, aprenda a esquecê-lo quando possível. Se você trabalha em um computador a maior parte do dia, saia dele por alguns momentos, assim você pode se concentrar e pensar em soluções. Estar ligado o tempo todo significa que estamos sujeitos a interrupções, estamos constantemente ansiosos sobre a informação que virá, estamos à mercê das exigências dos outros. É difícil ficar mais calmo quando você está sempre verificando se chegou novas mensagens.

  4. Foco nas pessoas. Várias vezes gastamos o tempo com amigos e família, ou estando com os colegas, mas nós não estamos realmente lá com eles. Falamos com eles, mas são distraídos por aparelhos. Nós estamos lá, mas nossas mentes estão nas coisas que precisamos fazer. Ouvimos, mas estamos pensando em nós e o que queremos dizer. Nenhum de nós está imune a esta situação, mas temos que ter consciencia de que você pode desligar o mundo exterior e ficar presente apenas com a pessoa com quem você está. Isto significa que um pouco de tempo gasto com a sua família e amigos podem te levar muito mais além – uma utilização muito mais eficaz do seu tempo, por sinal. Significa realmente se conectar com as pessoas e não apenas ter reunião com elas.

  5. Aprecie a natureza. Muitos de nós estamos fechados em nossas casas e escritórios e em automóveis na maior parte do tempo, e raramente temos a oportunidade de ir lá fora. E, muitas vezes, mesmo quando as pessoas estão lá fora, elas estão falando no seus telefones celulares. Em vez disso, reserve um tempo para ir lá fora e realmente observar natureza, respire um profundo ar fresco, desfrute da serenidade da água e do verde. Faça exercícios ao ar livre quando puder, ou encontre outras atividades ao ar livre para aproveitar, como passeios em parques, caminhadas, natação, etc. Sinta a sensação da água, do vento e da terra na sua pele. Experimente fazer isso diariamente – sozinho ou com entes queridos.

  6. Dirija devagar. Dirigir em alta velocidade é um hábito bastante comum em nosso mundo express, mas é também responsável por um grande número de acidentes de trânsito. Em vez disso, torne um hábito diminuir o ritmo quando você dirige. Aprecie as coisas ao seu redor. Faça deste um momento para contemplar sua vida e as coisas que você está passando. Sua condução será mais agradável e muito mais segura. Ah, você vai usar menos combustível também.
  7. Coma devagar. Em vez de se alimentar engolindo o mais rapidamente possível – que dificulta a digestão dos alimentos – aprenda a comer devagar. Esteja atento a cada mordida. Aprecie os sabores e texturas. Comer devagar tem a dupla vantagem de fazer que você fique satisfeito com menos comida e aproveitando o sabor dos alimentos. Sugiro que você aprenda a comer alimentos mais naturais, também, com alguns diferentes temperos (em vez de gordura, sal, açúcar e fritura).

  8. Encontre prazer em tudo. Isto está relacionado em ser presente, mas vai um passo mais longe. Seja lá o que esteja fazendo, fique completamente presente … observe todos os aspectos disso, e encontre o lado bom da coisa. Por exemplo, ao lavar pratos, ao invés tê-la como uma tarefa chata e que deve ser concluída rapidamente, sinta a sensação da água, a água com sabão, os pratos. Ela pode realmente ser uma tarefa agradável se você aprender a vê-la dessa forma. O mesmo se aplica a outras tarefas – lavar o carro, varrer, tirar o pó, ir na lavanderia – e qualquer coisa que você faz. A vida pode ser muito mais agradável se você aprender este simples hábito.

  9. Uma tarefa. O oposto do multi-tarefas. Concentre-se em uma coisa de cada vez. Quando você se sentir tentado a mudar para outras tarefas, pare, respire, e traga sua mente devolta.

  10. Respire. Quando você ficar estressado, faça uma pausa e respire profundamente. Tome mais um folego. Sinta o ar entrar em seu corpo e o stress sair. Ter concentração em cada respiração traz você de volta para o presente, e lentamente alivia seu stress. Que tal fazer isso agora e veja o que quero dizer :) :)

Bem, acho que o autor do post já disse tudo ne?

Depois dessa vou curtir um pouquinho da minha vida!!!

No proximo post continuo o artigo “Logos decentes Lógo” até lá…

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